Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, 25 de maio de 2013

Liminares podem reduzir a oferta de consignado

O crédito consignado, se tornou uma das opções mais fáceis e baratas de tomar crédito. Hoje existem diversos bancos que operam com isso, além de muitos convênios públicos e privados, que oferecem este benefício a seus servidores e funcionários.

No caso do INSS, se tornou uma febre. Esta modalidade, permite a aposentados e pensionistas dinheiro rápido e sem se preocuparem com restrições em seus nomes. 

Ainda assim, permite que diversos trabalhadores diretos e indiretos, consigam sustentar suas famílias e empresas, vivendo apenas das intermediações desses empréstimos. O fato é que, esta modalidade trouxe muitos avanços a economia Brasileira. O cliente toma o empréstimo e consome, o corretor ganha comissão e consome e assim, vai se abrindo uma cadeia de pessoas que fazem este ser um dos produtos com maior visão de todos os lados da economia. 

Entretanto, se falando de Brasil, infelizmente existem quadrilhas querendo tirar proveito disso. Além das fraudes que já geram muitos prejuízos, tanto aos bancos, quanto aos agentes de crédito, existe também a chamada Quadrilha de Liminar.

São empresas que oferecem o serviço de suspensão e cancelamento para os clientes. Porém, eles entram com liminares na justiça questionando o empréstimo e os juros. Assim, conseguem uma liminar para suspender o desconto na folha e consequentemente liberarem a margem consignável do cliente novamente. Possibilitando assim, a aquisição de novo empréstimo, em outra instituição, que logo sofrerá com este tipo de fraude novamente.

O sistema é simples, e já está sendo alvo de investigações da Polícia do ministério público, pois fere a economia brasileira, causando grandes prejuízos a diversos bancos. 

Apuramos com uma atendente do Rio Grande do Sul, que oferece a suspensão do desconto. E vai além, segundo ela, quando o banco ganhar na justiça o direito de retomar a margem, esta por sua vez já estará ocupada por outro banco. Citou inclusive o exemplo de um cliente recente, que fez nove empréstimos com 8 liminares e está sem pagar nenhuma.

Com base nisso meus amigos, eu Daniel Rodrigues, aconselho a todos de bem deste mercado a não entrarem neste jogo. Muito menos aliciar seus clientes para isso. 
Já existem bancos que suspenderam operações na Marinha, Exército, Aeronáutica e inclusive no próprio INSS. Justamente, por conta desses prejuízos. Nós não podemos permitir que pessoas mau intencionadas, denigram nosso mercado, sendo que ele por sua vez já é alvo de diversas reportagens e críticas pela mídia, justamente por poder ser oferecido através de corretores.

Este mercado, rende muito a todos nós. Nos deu independência financeira, mudou nossos status perante a sociedade, enfim, este mercado nos rendeu e ainda nos rende muito. 
Orientem perfeitamente seus clientes quanto aos detalhes do contrato, taxas, parcelas, enfim, sobre tudo. E reforcem com todos eles, para não entrarem neste jogo criminoso de prejudicar o sistema financeiro. Pois isso certamente irá nos afetar diretamente, com baixa nas comissões, suspensão de convênios e bancos, alterações de taxas, entre outras coisas.

Temos o dever de lutar pelo nosso mercado, para que ele não fique escasso de ofertas de crédito. Somente nós, que vendemos e atendemos nossos clientes com perfeição, podemos lutar diretamente contra este abuso de pessoas e empresas oportunistas, que só visam ganhar dinheiro a qualquer custo, sem pensar nas consequências que isso pode trazer para cada um de nós.

Daniel Rodrigues

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário