Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Corretor de Empréstimos - Desafios x Benefícios

Boa noite, caros amigos.


Estava analisando e-mails de alguns leitores, quando me solicitaram para fazer uma avaliação sobre corretores de empréstimos. Obviamente, por conta de muitas reportagens na mídia denegrindo a imagem dos Corretores. Muitas vezes alertando os clientes que não procurem este profissional, como se fosse culpados por todas as fraudes que acontecem.


Bom, então vamos lá, vou escrever aqui agora tudo que sei e que penso sobre estes profissionais:


Algum leitor deste blog trabalha de Graça? Pois bem, os corretores de crédito também não, naturalmente. Assim como os Bancos também não emprestam dinheiro sem cobrar juros, ou a televisão (que tanto critica esta profissão) cobra e muito por anuncio de 10 segundos.


Os Corretores de Empréstimos, trabalham na sua grande maioria somente por Comissão, se conseguirem vender empréstimos para os bancos, ganham uma determinada comissão, se não conseguirem, não ganham nada!
A comissão paga a os corretores, é variada de acordo com o prazo e tipo de tabela utilizada na solicitação de empréstimo. Geralmente a comissão é paga, somente após o pagamento do contrato ao cliente, e a entrega da documentação dentro do Banco.


Os corretores por sua vez, arcam com todo o custo até a captação de seus clientes. Isso inclui transporte, alimentação, xerox de documentos, entre outros gastos diversos que um profissional que trabalha na rua tem.


Na maioria das vezes os empréstimos são aprovados pelos bancos, e os corretores recebem suas comissões.  Estes valores, variam de instituição para instituição.
Além disso, os corretores não emitem Nota Fiscal, portanto não pagam impostos. Somente o IR uma vez por ano, isso quando sua renda obriga a fazer tal declaração.


Muitos corretores não se preocupam em recolher INSS, o que particularmente eu acho um erro gravíssimo, pois la na frente eles vão sentir falta disso.


Um detalhe que me incomoda muito, é que esta categoria é muito ramificada e desunida. É muito difícil você ver corretores de empréstimos juntos, a não ser entregando suas propostas.
Na minha opinião, esta categoria deveria ter uma Associação ou um Sindicato voltado somente aos corretores de empréstimos. Um órgão que lutasse por eles, não por benefícios trabalhistas, mas por equiparação de comissões entre os Bancos, menores taxas para oferecer para seus clientes, que os defendessem dos ataques da mídia, e até mesmo lutasse contra órgãos públicos que proíbem a prática de empréstimo consignado.


Caso existisse um órgão desses, que lutasse mais por estes profissionais, o Monopólio do Banco do Brasil na Prefeitura de São Paulo, por exemplo poderia ter sido evitado.


Entretanto caros leitores, nem só de bons profissionais vive toda profissão não é mesmo?
Como em todas as outras profissões, existem alguns estelionatários que se cadastram em alguns correspondentes bancários se passando por corretores. Com isso, conseguem atender alguns clientes e solicitarem valores de empréstimos que o cliente não autorizou, somente para ganhar as comissões.


Com isso volto no que disse anteriormente, se existisse um sindicato, uma das leis deveria ser - Só poderá ser corretor de empréstimos quem estiver devidamente cadastrados e sem antecedentes.


Mas voltando ao presente, nem todas as fraudes são proveniente dos corretores. Existem clientes que se dizem prejudicados, sendo que realmente solicitou o empréstimo, mas sabe da fragilidade da categoria e se dizem lesados de alguma forma.


Confesso que fico muito incomodado, quando vejo algumas reportagens na televisão, orientando os clientes a não procurarem os corretores. Mas meus amigos, prestem atenção...Se o cliente for diretamente em um determinado banco, com medo de ser lesado por um corretor, qual a outra opção que ele vai ter de taxa de juros?
E os bancos por acaso, não tem maus profissionais? Somente a categoria de corretor tem profissionais que lesam o cliente? E as filas? O mal atendimento? O descaso das agências?


O Atendimento com corretor, permite ao cliente um leque de opções. na escolha do seu empréstimo. O Corretor por trabalhar com vários bancos, consegue oferecer ao cliente diversos bancos, prazos e taxas.
Completamente diferente o atendimento, se o cliente fosse até uma agência bancária.


O fato meus amigos, é que o interesse da mídia nos bancos rende milhões em comerciais na televisão. E qual a vantagem da mídia em divulgar um trabalho autônomo?


Pensem nisso...


Agora um recado aos corretores: Sejam mais unidos, realmente as vezes  UNIÃO FAZ A FORÇA !!!


Abraços a todos!


Daniel Rodrigues

17 comentários:

  1. acho a ideia muito boa.precisamos proteger a profissão que abraçamos e trocar treinamentos e dicas.abraços, rejane colisse

    ResponderExcluir
  2. Pois é querida. Mas para isso, todos precisamos nos unir. Quem sabe este blog, é o primeiro passo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel, tudo bem?
    Assim como corretores de imóveis são organizadíssimos com cursos, registros, associações e sindicatos, os corretores de crédito deveriam se organizar dessa maneira também... Parabéns por sua iniciativa.
    Boas vendas!

    ResponderExcluir
  4. Com Certeza Evilin, é por isso que eu tenho esse blog. É um dos motivos que eu brigo pela categoria de vocês. Ao contrários de outros correspondentes que só pensam em si. Mas sei que sem vocês, não teria contratos. Tenho essa conciência.

    ResponderExcluir
  5. Marilene Guimarães,
    Daniel, sou corretora, mas não estou trabalhando devido a prefeitura de SP ter parado,era o meu foco, não trabalhop com outros convênios exceto alguns INSS.Você acha que a prefeitura irá voltar para o mercado com os outros banco ou não?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Marilene, boa tarde.

    Eu vou ser bem sincero, tive algumas reuniões com pessoas influentes na Prefeitura de São Paulo.

    O que fiquei sabendo é que neste ano infelizmente sem chance. No Ano que vem, talvez, devido o contrato de exclusividade ter validade de UM ANO. Porém poderá ser prorrogado caso o Prefeito ou Banco do Brasil julguem de interesse público.

    Como sabemos que o Kassab, é expressamente contra corretores, e empréstimo consignado. Fica difícil acreditar que volte.

    Mas a esperança é a última que morre. Quem sabe...

    Abraços, conte comigo.

    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Daniel, boa tarde.

    Partilho com a sua opinião e diversas vezes já pensei em algo assim.A pergunta é como iniciar essa organição e que tenha respeito e respaldo dos bancos ?

    ResponderExcluir
  8. Caro Jean, boa tarde.

    Eu acredito que se juntassemos, os correspondentes que tem maior interesse nos corretores, conseguiriamos uma parte forte. Pois os bancos consignatários dependem e muito dos correspondentes. Nós sabemos disso.

    Deveríamos montar uma diretoria competente para o sindicato, e representantes da massa dos corretores. Ai sim conseguiriamos brigar com os bancos, e alguns correspondentes que dão calote nos corretores. Dessa forma, o sindicato ou associação começaria a ficar forte e poderia então brigar com os órgãos públicos.

    Somente corretores associados poderiam operar coms os produtos bancários, e os correspondentes só faria o cadastro dos corretores, mediante comprovação dele junto ao sindicato.

    Quando acontecesse um caso, onde os corretores seriam prejudicatos, o sindicato iria boicotar o banco e o correspondente.

    Esse é o começo, mas uma andorinha só não faz verão. Por isso digo que a classe toda tinha que se unir.

    Abraços,

    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Eu tambem acho isso daniel , você tem toda razão, só que esta acontecendo ao contrario disso ., um corretor quer passar por cima do outro , a coisa é mais complicada do que possa imaginar , olha meu caso que tive que largar a sociedade com meu propio sogro , não deu entendimento nem com ele . um abraço . Roger b. andare

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu ponto de vista Daniel.
    Eu tenho um sócio que também é corretor de crédito consignado e juntos, formamos boas estratégias de vendas e viabilizamos nossos fluxos. Sugiro, que organize algum evento para nós corretores, podermos trocar experiencias. São iniciativas como essas, que trarão bons resultados para todos nós. Abraço, Alfredo / Luiz Fernando.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ DANIEL, TAMBEM SOMOS CORRETORES,EU E MEU MARIDO,TAMBEM ACHAMOS UM ABSURDO OS CORRETORES NAO TEREM EM QUEM SE AGARRAR,ELES FAZEM O QUE QUEREM CONOSCO,VIVEMOS UMA VIDA DE INCERTEZAS.NUNCA TINHA VISTO UM BLOG QUE FALASSE A NOSSO RESPEITO,E COM CERTEZA PRECISAMOS URGENTE DE UM SINDICATO. POR FAVOR VOCÊ QUE TEVE ESSA CORAGEM E INICIATIVA NOS AJUDE A ENCONTRAR UM MEIO DE CRIARMOS ESSE SINDICATO O MAIS RAPIDO POSSIVEL, POIS SE NAO VAMOS ACABAR RECEBENDO COMISSOES DE 0,5 POR CENTO COMO ESTA ACONTECENDO AQUI NO RIO. UM DETERMINADO BANCO PAGA A COMISSAO RIDICULA DE 0,5 POR CENTO EM UM CTT DE 72X PREF RIO DE JANEIRO.VAMOS NOS ORGANIZAR, E QUE COMEÇE POR NÓS.DIVULGUEM ISSO AOS DEMAIS CORRETORES, VAI CHEGAR O DIA EM QUE VAMOS GANHAR SÓ 2 POR CENTO EM QUALQUER ÓRGAO, E ENTAO TEREMOS QUE DESISTIR. VOU DEIXAR NOSSO EMAIL PARA CONTATO,(lalasinhabeauty@click21.com.br) VAMOS URGENTE ACABAR COM ESSA FALTA DE HUMANIDADE. UM ABRAÇO, ROSE E HELTON.

    ResponderExcluir
  12. Daniel;
    Estou querendo entrar no segmento de corretor de crédito, mas especificamente imobiliário, não tenho conhecimento do assunto, mas como minha vida profissional foi toda vendas, acredito que não vou ter dificuldades, até porque tenho acesso a algumas financeiras,minha pergunta é: O que você pode me dizer a respeito desta profissão, parece que é regulamentada, e se voce sabe ou ja fez alguma parceria com instituições financeiras, e quais foram as bases desta parceria.Agradeço se outros puderem me ajudar.

    grato.

    Luiz Nunes Ribeiro Filho
    luiznunesribeiro@gmail.com
    Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
  13. Caro Luiz.

    O Ramo de empréstimo consignado sempre foi um ramo muito bom de se trabalhar. Porém tem muitas instabilidades de comissões, hoje você ganha bem no mês seguinte os bancos reduzem a comissão e você é quem sofre mais.

    O Importante é ter sabedoria e guardar dinheiro para os momentos de crise, pois todo mercado passa por isso. Isso é fato!

    A profissão ainda não é regulamentada, mas parece que o novo presidente do Banco Central quer mudar isso, algo parecido com a susep.

    Eu sou correspondente bancário, tenho código direto com alguns bancos. Mas isso não é fácil, os bancos não cadastram mais correspondentes e sim mantém os que já estão. Hoje as pessoas interessadas, podem trabalhar por intermédio do correspondente, sendo um corretor de empréstimos.

    Espero ter ajudado. Um grande abraço

    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Daniel os Corretores de todo o Brasil precisa de uma pessoa como você,porque vc não funda a associação dos corretores de emprestimos consignados do brasil? Aqui no Estado da Paraíba eu fundei a Associação dos corretores de emprestimos consignado do Estado da Paraíba( ASSCOREM-PB),estamos nessa luta e quero contar com Você .Jair Fernandes jairpbmil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber quando irá acabar o monopolio da pmsp com o bb. Abraços.
    TEREZINHA

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Daniel, me chamo Cláudio. Fui convidado por um amigo a montarmos em sociedade uma corretora. O conhecimento do negócio vinha desse meu amigo, que tem conhecidos que já trabalham como "autônomos" nessa área. Decidimos em abrir uma firma, para que por intermédio de CNPJ, pudéssemos fechar contratos com correspondentes bancários para operacionlizarmos os processos de empréstimo. Por motivos particulares a sociedade se desfez com menos de 2 meses. Entretanto, apesar de ter pouco conhecimento em virtude de não ter recebido esse conhecimento por parte de meu ex-sócio, não gostaria de abandonar essa profissão que me identifiquei tanto, não só pela questão financeira, mas pela questão de trabalhar diretamente com o público. Minha única dificuldade é com relação à treinamento. Não consigo achar nenhum corretor/correspondente que se dispusesse a dar treinamento, apesar de tentar com várias pessoas aqui no Rio de Janeiro. Por acaso vc conhece alguma pessoa física ou jurídica que pudesse passar esse treinamento? De antemão agradeço a oportunidade de participar de seu blog. andradelima67@hotmail.com

    ResponderExcluir